O ciclo da maconha: Como ocorre o crescimento da Cannabis

As plantas de Cannabis, como todos os seres vivos, passam por uma série de estágios à medida que crescem e amadurecem. 

Se você está interessado em cultivar Cannabis, é especialmente importante entender as mudanças pelas quais a planta sofre durante seu ciclo de vida.

Cada estágio do crescimento requer cuidados, como quantidades diferentes de luz, nutrientes e água. 

Conhecer melhor todo o ciclo também nos ajuda a decidir melhor quando podar e colher as plantas, além de poder identificar se há algo errado com a Cannabis. Por isso, confira a seguir todas as informações e cultive suas plantas de uma maneira ainda melhor!

Quanto tempo leva para cultivar uma planta de maconha?

De um modo geral, leva de 14 a 32 semanas, ou cerca de 4-8 meses, para cultivar uma planta de Cannabis.

ciclo da maconha

Foto: SensiSeeds

A maior variabilidade no tempo que uma planta de maconha leva para crescer acontecerá na fase vegetativa.

Se você estiver cultivando em ambientes fechados, onde você pode controlar o tempo de luz que ela recebe por dia, poderá forçá-la a florescer após apenas algumas semanas quando for pequena ou depois de várias semanas quando for grande. 

Caso você esteja cultivando ao ar livre, terá que esperar mais para colher. A planta irá desenvolver os buds de acordo com a época do ano que for plantada.

A primavera e o verão são épocas com mais horas de sol por dia e normalmente são épocas que as plantas de maconha estarão em fase vegetativa. O outono e o inverno são épocas em que as horas de luz de sol por dia começam a diminuir, sinalizando à planta que está na hora de florescer.

Normalmente as plantas de Cannabis demoram de 8-11 semanas para começar a floração.

O ciclo de vida da Cannabis pode ser dividido em quatro estágios primários, da semente à colheita:

  • Germinação (5-10 dias)
  • Mudas (2-3 semanas)
  • Fase vegetativa (3-16 semanas)
  • Floração (8-11 semanas)

Germinação de sementes (5-10 dias)

Ciclo de luz: 18 horas de luz por dia

A primeira fase da vida de uma planta de maconha começa com a semente. Nesse ponto, sua planta de Cannabis está adormecida, esperando pacientemente pela água para trazê-la à vida.

Ciclo maconha

Fonte: Elysse Feigenblatt/Leafly

Você pode observar a qualidade da semente por sua cor e textura. A semente deve estar dura e seca e de cor marrom claro a marrom escuro. Uma semente que não foi bem desenvolvida é, geralmente, mole e de cor verde ou branca e provavelmente não germinará.

Para começar a crescer a partir de uma semente, saiba mais sobre germinação aqui. Esse estágio pode levar de 5 a 10 dias.

Depois que sua semente germinar, ela estará pronta para ser colocada no meio de cultivo. Duas folhas arredondadas crescerão a partir do caule à medida que a planta se desdobra da casca protetora da semente. 

As folhas iniciais são responsáveis ​​pela absorção da luz solar necessária para que a planta se torne saudável e estável.

À medida que as raízes se desenvolvem, você começará a ver as primeiras folhas icônicas de leques crescerem. Nesse ponto, sua planta de Cannabis pode ser considerada uma muda.

Estágio de mudas (2-3 semanas)

Ciclo de luz: 18 horas de luz por dia

Crescimento da maconha

Fonte: Elysse Feigenblatt/Leafly

Quando sua planta se torna uma muda, você notará que ela desenvolve mais 

Como muda, ela terá inicialmente folhas com apenas uma lâmina sulcada. Quando o novo crescimento se desenvolve, as folhas desenvolvem mais lâminas (1, 3, 5, 7, etc.). Uma planta madura de Cannabis terá entre 5 e 7 lâminas por folha, mas algumas plantas podem ter mais.

As plantas de Cannabis são consideradas mudas até começarem a desenvolver folhas com o número total de lâminas nas novas folhas. 

Além disso, uma muda saudável deve ter uma cor verde vibrante. Tenha muito cuidado para não regar demais a planta em seu estágio de mudas, já que suas raízes são tão pequenas que não precisa de muita água para crescer.

Nesta fase, a planta é vulnerável a doenças e mofo. Mantenha o ambiente limpo e monitore o excesso de umidade.

Fase vegetativa (3-16 semanas)

Ciclo de luz: 18 horas de luz por dia

Fase vegetativa maconha

Fonte: Elysse Feigenblatt/Leafly

A fase vegetativa da Cannabis é onde o crescimento da planta realmente decola. Nesse ponto, você transplantou sua planta para um vaso maior e as raízes e a folhagem estão se desenvolvendo rapidamente. Este também é o momento de começar a podar suas plantas.

O espaçamento entre os nós deve representar o tipo de Cannabis que você está cultivando. As plantas índicas tendem a ser curtas e densas, enquanto as sativas crescem mais longas e mais abertas na folhagem.

Lembre-se de aumentar a rega à medida que a planta se desenvolve. Quando jovem, sua planta precisará de água perto do caule, mas, à medida que cresce, as raízes também crescerão para fora. Portanto, comece a molhar mais longe do caule para que as raízes possam se esticar e absorver a água com mais eficiência.

As plantas em estado vegetativo apreciam o solo saudável com nutrientes. Alimente-os com um nível mais alto de nitrogênio nesta fase.

O final da fase de vegetação é onde você deve pensar em tirar clones das suas plantas.

Estágio de floração (8 a 11 semanas)

Ciclo de luz: 12 horas de luz por dia

Crescimento maconha

Fonte: Elysse Feigenblatt/Leafly

A fase de floração é o estágio final de crescimento de uma planta de Cannabis. A floração ocorre naturalmente quando a planta recebe menos de 12 horas de luz por dia à medida que os dias de verão diminuem ou quando o ciclo de luz interno é reduzido. É nesta fase que as flores com resina se desenvolvem e você começará a ver todo seu trabalho sendo recompensado.

Se você precisar determinar o sexo de suas plantas (para descartar os machos), elas começarão a mostrar isso algumas semanas após o florescimento. É importante separar os machos para que eles não polinizem as fêmeas.

À esquerda: Planta macho / À direita: Planta fêmea (Foto: SensiSeeds)

Há várias mudanças a serem consideradas depois que sua planta passa do estágio vegetativo para a floração:

  • Suas plantas não devem ser podadas após três semanas no estágio de floração, pois isso pode afetar os hormônios.
  • As plantas devem ser organizadas de forma que os brotos sejam sustentados à medida que se desenvolvem.
  • Considere adubar as plantas quando elas começarem a florescer, nesse estágio recomenda-se fertilização rica em fósforo e com menos nitrogênio.

Em que semana da floração as flores crescem mais?

Depois do início da fase de floração, levará em média 2-3 meses para que suas flores estejam maduras e prontas para colher.

Durante os estágios finais da floração, há alguns indicativos que você deve observar para ter certeza que colherá suas ervas no tempo certo. O jeito mais fácil de saber se está na hora certa é observando os pistilos das plantas, que são os pequenos cabelos que nascem junto às flores fêmeas.

A hora perfeita para colheita

Estas duas fotos são de plantas que ainda não atingiram a hora certa de colheita. Observe que os pistilos ainda estão brancos.

Pistilos ainda brancos

A melhor hora para se colher é quando os pistilos começarem a adquirir uma coloração marrom.

Hora ótima da colheita

Hora ótima da colheita

A foto acima mostra uma planta no momento perfeito para a colheita. Além dos pistilos marrons, as flores estarão pesadas, compactas e exalando um cheiro muito forte, principalmente quando as luzes estiverem desligadas.

Quando as flores já estiverem crescidas e vistosas, está na hora de colher! Visite nosso guia de cultivo para entender sobre a colheita da Cannabis!

 

O que achou do ciclo da Cannabis? Restou alguma dúvida ou tem mais alguma dica de como cultivar a maconha? Deixe seu comentário abaixo!

Posts recentes

Veja mais