Você sabe o que é o Ice-o-lator? Venha descobrir tudo sobre a extração sem solvente mais amada do mundo canábico e ainda aprender a fazer seu próprio ice em casa.

O haxixe é uma extração dos tricomas das plantas, em outras palavras, uma resina feita a partir dos cristais de THC, um concentrado de cannabis. Tá, mas o que é esse tal de ice? 

Existem tantos nomes e tipos de haxixe que pode ser confuso entender como uma extração pode ter tantos formatos, variedades e cores, mas a forma como a resina será extraída, ou seja como o haxixe é feito vai determinar muitas coisas.

O haxixe ice-o-lator, ou bubble hash, tem esse nome porque é extraído com água gelo. Nesse texto vamos mergulhar nesse tipo de haxixe e entender como é feita essa extração, quais são os seus efeitos e características do ice e compartilhar dicas de consumo e preparo para quem quiser fazer o seu próprio ice em casa.

Como é feito o Haxixe Ice?

Bubble Bags Haxixe Ice
Bubble bags para a produção de Haxixe Ice

Na década de 1980, um grande nome da indústria canábica e especialista em sementes, Skunkman, também conhecido como Sadhu sam ou David Watson aprendeu que as resinas da planta de cannabis afundavam na água e divulgou tal descoberta para a comunidade canábica. 

A tal descoberta abriu um caminho para que muitos cultivadores, entusiastas e amantes da cannabis investirem tempo e estudos para extrair haxixe com água e gelo da melhor forma, chegando a tecnologia atual, que resultou no haxixe ice.

O haxixe, ou resina, pode ser extraído das plantas de Cannabis com ou sem solventes. A extração do ice é um processo sem solvente, que faz o uso de água e gelo para facilitar a separação das glândulas tricomas do resto da planta. Os tricomas são os cristaizinhos que ficam na superfície da planta e concentram os canabinóides.

Bubble Bags Ice-o-Lator
Produção de Ice-o-Lator nas Bubble Bags.

As flores ou folhas, que contém resinas, são adicionadas às peneiras chamadas Bubble Bags, junto com água e gelo. Cada Bag possui uma rede com diferente espessura (micragem) para que todos os tricomas sejam extraídos da mistura. Enquanto mais fina a espessura dessas redes da bubble bag, menos matéria vegetal terá o produto final e consequentemente maior qualidade.

Depois disso se mistura o conteúdo por algum tempo, retira-se a água e as plantas e no final das sacolas sobra apenas o haxixe.  

Como o THC não se dissolve em água, os tricomas podem ser facilmente extraídos pelas peneiras, aumentando muito a qualidade do produto final quando comparado aos métodos tradicionais de produção.

Quais são os efeitos do Bubble Hash?

Além da forma de extração, é determinante para as propriedades do haxixe outros fatores como espécie, strain e, principalmente, qualidade das plantas. Um ice-o-lator extraído de maneira correta, feito com plantas saudáveis e ricas em resina, concentra um altíssimo teor de THC e terpenos, que deixam um gosto excepcional no baseado.

As extrações possuem entre 30% e 70% de THC.  Por isso os efeitos do haxixe são percebidos de maneira mais forte do que o da cannabis, mesmo o nosso corpo absorvendo ambas substâncias da mesma forma e interagindo principalmente com a nossa criatividade, euforia, sensação de felicidade e apetite.  

Portanto, dose seu baseado de hash com cuidado! 

Como consumir o Ice-o-lator?

O haxixe ice pode ser fumado em um baseado misturado com tabaco ou cannabis e também pode ser consumido em um vaporizador ou dabber. Vamos explicar cada forma de consumo para vocês!

Para bolar um baseado de bubble hash é necessário paciência e cuidado para equilibrar nas proporções e não entupir o beck ou deixar muito tabaco. Muitas pessoas usam cumbuca para picar ou fazer pequenas bolinhas de haxixe e misturar com o tabaco ou cannabis.  

Ice-o-lator
Foto: Growroom

Pensando em estratégias de redução de danos, ou seja, formas de aproveitar a substância protegendo ao máximo o corpo e a mente de riscos e efeitos adversos, a melhor mistura para fumar o haxixe é com cannabis. 

O uso de piteiras também é essencial. As piteiras filtram as impurezas e resfriam a fumaça, por isso quanto mais longas melhor. A piteira também deixa o baseado mais higiênico e estético. Outra vantagem do uso de piteiras é aproveitar fumar o beck até a última ponta sem se queimar. 

Vaporizar também é uma estratégia para reduzir os danos, uma vez que na queima ou combustão do beck, substâncias tóxicas e cancerígenas, como o monóxido de carbono, são produzidas.

Para vaporizar o haxixe é necessário um vaporizador especial para extrações.  Lembrando que a temperatura do vaporizador é essencial para a experiência com o haxixe, já que os canabinóides THC e CBD são absorvidos em temperaturas diferentes.

Uma outra opção para consumir o bubble hash é através de um dabber, uma espécie de bong, normalmente de vidro. O dab proporciona uma tragada bem potente das extrações. Para fumar no dab é necessário derreter o haxixe em uma superfície, também conhecida como nail, que fica encaixada no dabber.

A opção mais segura de material de nail é de titânio, pois quando aquecido não libera toxinas como outros metais. Colocar água e gelo no dabber também é uma estratégia de redução de danos, porque potencializa o filtro do dab e esfria ainda mais a fumaça.

Passo a Passo para extrair o seu Haxixe Ice

Você vai precisar de:

  1. Alguns bubble bags (os sacos que funcionam como peneira) de espessura diferentes
  2. Um balde e uma colher grande
  3. Espátula ou até mesmo um remo para mexer
  4. E é claro flores! As flores podem estar frescas e congeladas (conhecidas como Fresh frozen) ou já curadas. 
  5. O trin também poderá ser usado no processo.

Como Fazer

  1. O primeiro passo é alinhar o balde com as bubbles bags em ordem de tamanho, o saco de espessura mais grossa deve ficar em cima e o mais fino por último. 
  2. Em seguida, encha o balde com uma camada de gelo e uma de flor até o topo, terminando com uma camada de gelo. Quanto mais fria for a mistura, melhor! Quando pronto, espere uns 20 minutos e complete o balde com água, mas em uma proporção em que seja possível mexer a mistura sem derramar. 
  3. Não pare de mexer o balde e continue adicionando gelo enquanto mexe! Esse ciclo irá se repetir algumas vezes, até que a água saia verde. Na primeira vez não é ideal passar de 5 minutos, mas conforme o ciclo for se repetindo o tempo pode ir aumentando, sem ultrapassar 15 minutos.
  4. Depois de misturar e mexer bem o gelo com as flores, levante o saco superior com material vegetal e coe o líquido no balde até que apenas gelo e flores sejam deixados no primeiro saco. Retire o haxixe e coloque em um papel vegetal para secar.  
  5. Por último, mas tão importante quanto o resto do processo, deixe seu haxixe secar!

Secagem e cura

A secagem e cura são parte essencial do processo. É necessário retirar todo o excesso de umidade do hash e deixar a substância secando no papel vegetal pelo menos alguns dias antes de começar a cura. É importante que o ambiente não tenha muita umidade. 

Depois de seco, o armazenamento do bubble hash pode ser feito em potes de silicone, que não grudam na substância e protegem o haxixe do calor e da luz.

Espero que vocês tenham entendido tudo sobre o haxixe ice, ice-o-later ou bubble hash. Essa extração é muito especial, porque apesar de moderna ainda é feita de uma forma rústica e, principalmente, sem solventes.

Aproveitem as dicas para produzir esse haxixe super concentrado em casa!

FONTE

https://weedmaps.com/learn/dictionary/ice-hash/

jQuery('#cb-section-b .cb-module-e').after('');