ROSIN: O que é e como extrair

Flower Rosin, Hash Rosin, Live Rosin… Você não sabe o que é nada disso? Nesse post você vai aprender tudo sobre a principal extração solvente da atualidade.

O que é Rosin?

Rosin é uma extração sem solvente muito recente, criado acidentalmente em 2.015 por um Grower californiano, Phil Salazar, enquanto ele tentava derreter e melhorar a qualidade de um hash utilizando uma chapinha de cabelo.

Após algumas tentativas ele resolveu experimentar o óleo que era produzido pelas tentativas frustradas de melhorar a qualidade do hashish e percebeu a qualidade e o sabor presente nesse óleo.

O rosin é obtido através prensagem e aquecimento da matéria vegetal. O processo para fazer rosin é muito rápido e fácil de se fazer, em poucas horas é possível prensar uma colheita inteira. O material utilizado para fazer o rosin pode ser flores, chamado de flower rosin, ou então outras extrações como ice ou kief, chamado de Hash Rosin.

É considerado a extração sem solvente mais pura atualmente e com maior concentração de terpenos e canabinóides, o resultado da extração irá variar dependendo de algumas variáveis como; tempo e temperatura de prensagem, tipo e qualidade da matéria prima utilizada para prensar.

O resultado final poderá ter aspecto parecido com óleo ou então consistência de manteiga e a cor pode ser clara, quase branca, até marrom escura.

Matéria prima para rosin

Existem alguns tipos de matérias primas que podemos usar para fazer o Rosin. Veja abaixo quais são e algumas vantagens de cada a um:

Flor/Bud

Conhecido como Flower Rosin, é a materia prima mais utilizada para fazer Rosin. Pode ser prensado na prensa ou na chapinha. Como todas extrações, qualidade do produto obtido vai depender da qualidade das flores utlizadas. Com variações de tempo e temperatura utilizadas no processo de prensagem, é possivel obter rosins com consistências diferentes. Tenha atenção com a umidade das flores utilizadas para prensar, entre 55-60%

Hash

Extração que têm se tornado o preferido da galera, o Hash Rosin, é uma extração de altíssima qualidade. Podemos utilizar water hash/ice, dry sift ou dry ice e é um processo de refinamento de uma primeira extração. Por conta do material ser mais sensível, é recomendado utilizar menos pressão e temperaturas mais baixas do que flower rosin.

Fresh Frozen

Conhecido como Live Rosin, é uma extração igual ao Hash Rosin, porém, a matéria prima é um water hash fresh frozen. Water Hash Fresh Frozen é o processo de extração conhecido com Water Hash feito utilizando flores congeladas logo após de terem sido colhidas.

Filter bag para rosin

Filter bag (Você encontra filter bags aqui) são pequenos sacos feito de nylon gênero alimentício para filtra contaminantes na extração de rosin. Embora seja possível fazer rosin sem, as filter bags garante maior rendimento e um resultado final de melhor qualidade.

Veja tabela abaixo para entender qual filter bag usar com diferentes materiais:

Tempo x Temperatura no preparo do rosin

Como dissemos antes, tempo e temperatura de prensagem influenciam diretamente o resultado final obtido. Não existe formula magica e é necessário testar a mesma matéria prima em diferentes situações, para saber qual o seu resultado preferido.

Temperaturas mais baixas tendem a renderem menos e terem consistência parecida com manteiga e um maior perfil de terpenos.

Temperaturas mais altas resultam em um rosin com consistência parecidas com óleo, maior rendimento, porém, menos terpenos. Veja abaixo temperatura e tempo de prensagem: Flower rosin:

Flower rosin

Temperaturas entre 80ºC – 105ºC e tempo de prensagem entre 1 e 5 minutos.

Hash Rosin

Temperaturas entre 65ºC – 85ºC e tempo de prensagem entre 1 e 3 minutos.

Cor

Navegando um pouco pela internet ou Instagram é possível ver rosins de diversas cores e consistências e aí surge aquela dúvida: o que influencia a cor dessa extração?

Existem 3 fatores chaves e que influenciam a cor do rosin: qualidade da matéria prima utilizada, temperatura utilizada para prensar e o quão recente / fresco é o material utilizado.

Qualidade da matéria prima

Esse é o fator chave na qualidade de todas extrações. Para ter uma extração de ótima qualidade, é necessário utilizar uma matéria prima de ótima qualidade. Muitos hashmakers brinca e dizem que eles não cultivam plantas e sim tricomas. Fatores como genética cultivada, ambiente de cultivo, fertilização, pragas, como foi feita secagem e cura, etc. Vão influenciar a cor do seu rosin.

Frescor do material

Conforme o tempo passa os tricomas tendem a oxidar, isso muda as características dos terpenos e canabinoides de flores e extrações

Temperatura e tempo de prensagem

Como dissemos acima, rosins expostos a altas temperaturas por longo período tende a escurecer, por conta da oxidação dos tricomas, e perder terpenos.

Como fazer Rosin na prensa

O processo para fazer rosin com uma prensa própria para isso é muito simples e te dá o controle total na escolha da temperatura, pressão e tempo e, como já dissemos anteriormente, isso te proporcionará produzir extrações com diferentes características.

Material necessário

  1. Prensa para Rosin
  2. Silicone paper
  3. Matéria prima
  4. Filter bag
  5. Dabber Tool

Passo 1 – Planejar

Como todas das extrações, o primeiro passo é planejar o processo, definir por quanto tempo você vai prensar a matéria utilizada, separar e preparar todo material necessário, para não termos nenhum imprevisto durante o processo.

Comece preparando as flores, você deve tirar galhos e deixa-las em pequenos pedaços (não precisa dixavar). Inverta o lado da filter bag (costura sempre pro lado de dentro) e preenchemos elas. Tenha atenção e garanta que as filter bags sejam preenchidas por inteiro (atenção redobrada para os cantos não ficarem vazios) e que o material esteja distribuído igualmente dentro dela.

Passo 2 – Envelopando

O próximo passo é dobrarmos o silicone paper no meio e depois as bordas em direção ao centro – é pra ele ficar parecendo um envelope. E insira a filter bag (já preenchida com o material) dentro desse “envelope”. A filter bag deve ficar no meio e não encostar nas dobras do papel. Agora que temos tudo pronto, vamos preparar a prensa para iniciar a extração.

Passo 3 – Prensa

Ligue a prensa, selecione a temperatura desejada e aguarde até atingir a temperatura. Com a temperatura atingida, colocamos o silicone paper com a filter bag nos plates da prensa, tenha cuidado para que o papel fique alinhado com os plates e a filter bag fique no meio deles (plates são os blocos de alumínio que aquecem).

Comece aplicando pouca pressão e aguarde por aproximadamente 30 segundos, para que o material dentro da filter bag seja aquecido. Em seguida vai aumentando a pressão aos poucos até que alcançar a pressão máxima dentro do tempo que você estabeleceu como objetivo.

Após o processo, abrimos o silicone paper e retire a filter bag, colete toda a resina do papel com uma ferramenta de coleta (dabber tool) raspe o papel e colete o seu rosin. Lembre-se de guardar o rosin num potinho de vidro.

Como fazer Rosin na Chapinha de cabelo

O processo para fazer rosin na chapinha é bastante fácil, acompanhe os detalhes.

Material necessário:

  • Silicone paper
  • Flor
  • Filter bag
  • Chapinha de cabelo
  • Dabber Tool

comece preparando as flores, você deve tirar galhos e deixa-las em pequenos pedaços (não precisa dixavar). Agora é a hora de inverter o lado da filter bag (a costura deve ficar para dentro, evitando que o hash prenda nela) e depois preenchemos – atenção para preencher a filter bag inteira, incluindo cantos, e para que ela fique no mesmo tamanho que a área de porcelana da chapinha.

Agora dobramos o silicone paperno meio e depois as bordas em direção ao centro – é pra ele ficar parecendo um envelope. E insira a filter bag (já preenchida com o material) dentro desse “envelope”.

Esquente a chapinha e pressione lentamente o papel vegetal que dobramos por um período de 10 a 30 segundos.

Após prensar o silicone paper, desdobramos ele e retiramos a filter bag, você vai ver gotinhas douradas em torno de onde estava a filter bag, com uma ferramenta de coleta (dabber tool) raspe o papel e colete o seu rosin. Lembre-se de guardar o rosin num potinho de vidro.

Dicas da Green Melt para rosin:

  • Sempre inverta a filter bag para que a costura fique para o lado de lado, isso vai garantir que a resina não fique presa na costura e a quantidade obtida na extração seja maior
  • Preencha a filter bag por completo, incluindo os cantos, e deixe o material distribuído uniformemente.
  • Filter bags maiores e com mais material devem ser prensadas por mais tempo do que filter bags menores e com menos material
  • Quando estiver aplicando pressão no material, preste atenção ao fluxo do rosin saindo da filter bag, o objetivo é que ele seja constante e quando diminuir a velocidade devemos aplicar mais pressão
  • Para preservar a qualidade do seu rosin, guarde-o em um pote de vidro com fechamento hermético.
  • Para garantir que toda a resina seja retirada da matéria utilizada, pode-se repetir o processo de prensagem por uma segunda vez, para isso basta dobrar no meio a filter bag, que já foi prensada uma vez, e prensa-la novamente. Lembre-se de usar uma temperatura maior do que na primeira vez
  • Teste diferentes temperaturas e tempo de prensagem com o mesmo tipo de material, anote tudo e descubra qual te agrada mais.

Sobre a Green Melt

Fundada em São Paulo, a Green Melt tem como objetivo criar soluções de alta qualidade, feitas 100% no Brasil e acessíveis para todos os apaixonados por extrações sem solventes. Qualidade é um requisito padrão pra nós da Green Melt e garantimos que nossos produtos atendem os mais elevados padrões de exigência.

Nossa história começou através da vontade do nosso fundador em criar uma prensa de rosin para ele, depois de muita pesquisa e horas de conversas com especialistas do Brasil e do exterior das mais diversas áreas da indústria, ele montou a primeira versão da MeltEX 10T e percebeu que tinha diante de si um produto da mais elevada qualidade e com um custo acessível.

Embora prensa de rosin seja nosso principal produto que desenvolvemos, temos muito orgulho de fornecemos uma variedade de produtos que contribuem para um estilo de vida sem solvente e que são muito bem-vindos para utilizar juntos (ou separados) com as nossa prensa de rosin. Nós oferecemos também telas para dry-sift, bags para ice e bags para dry, filter bags. Se estiver dentro do mundo das extrações sem solventes, nós temos!